Peregrinação Nacional de Acólitos

     No passado dia 30 de Abril de 2011, o nosso grupo de jovens foi ao Santuário de Fátima para mais uma Peregrinação Nacional de Acólitos. Pedimos a carrinha de 7 lugares que levou o Zé (Chefe), a Ana, a Catarina, as gémeas Inês e Isabel, e a Inês. Na carrinha foram também todas as túnicas e mochilas, com a comida para o almoço e o lanche. De autocarro na rede de expressos, foram o Diego, a Andreia e o Miguel. A Gabi entretanto, já tinha ido para Fátima na véspera, porque tinha um outro encontro lá marcado.

     Ás 7:00 da manhã, o Zé encontrou-se com a Ana na carrinha e de caminho para a Igreja, foram buscar a Andreia a casa. Quando chegaram ao largo da Igreja, o Diego já estava furioso com o atraso. A mãe do Miguel ainda não tinha chegado com o carro que os ia levar até Sete Rios em Lisboa, e ele receava perder o autocarro.

     Pelas 7:30, iniciámos a viagem de Oeiras até Fátima. O grupo que foi na carrinha de sete lugares, chegou a Fátima um pouco antes das nove horas. A viagem correu muito bem, apesar de estar de chuva e ter caído um forte granizo na tarde do dia anterior. O primeiro gesto do grupo foi dirigir-se-se à Capelinha das Aparições e ali, fez o seu primeiro encontro com Nossa Senhora de Fátima. Na entrada do Santuário encontrámos a Gabi que veio ao nosso encontro.

     O grupo regressou à carrinha e pouco tempo depois, chegou o Miguel, o Diego e a Andreia.
     Em Fátima, o céu estava muito carregado de nuvens e havia um nevoeiro cobria a Basílica na torre, mas nada isso desanimou o grupo, porque afinal, estavam todos juntos e a alegria era geral.

    Depois de comer alguma coisa, pegámos nas túnicas e fomos para a Igreja da Santíssima Trindade onde já se encontravam algumas centenas de Acólitos vindos de todos os pontos do país. Este ano, como o Centro Paulo VI estava em obras, não houve o espectáculo de animação, que é tradicional haver de outros anos. Mesmo assim, dentro da Igreja da Santíssima Trindade e durante o ensaio dos cânticos, foram sendo apresentadas as várias dioceses. A do Porto, bateu o record.

     Seguiu-se a Missa e depois, ainda houve tempo de rever algumas caras conhecidas.

     Para o almoço, o grupo foi para a carrinha e ali, confraternizamos durante todo esse tempo. O Diego, resolveu ir ao Pingo-Doce para comprar frango assado... um espectáculo!

     Como era a primeira vez, que as gémeas Inês e Isabel estavam em Fátima, depois do almoço até às 16:00 hora em que se iria rezar o terço, optámos por dar um volta para dar a conhecer alguns dos  lugares mais importantes em Fátima.

     Pelas 16:00, rezámos o terço na Capelinha das Aparições e cerca das 17:20, o grupo separou-se novamente. Quem veio na carrinha, ainda teve a oportunidade de visitar a casa de Jacinta e do Francisco. Este momento impressionou alguns dos elementos do grupo, que mais tarde confessaram que se sentiram... tocados durante a visita. Depois seguiram pela A1 em direcção a Lisboa. O outro grupo entretanto, já de autocarro, regressou a Lisboa na rede de expressos.

     Esta peregrinação nacional de acólitos em Fátima, foi um momento único. Movidos pela curiosidade, alguns dos elementos do grupo procuram conhecer em mais detalhes a história das aparições em Fátima, fazendo perguntas, comprando livros e objectos religiosos que trouxeram consigo para suas casas.

     Esta visita também serviu para despertar a fé. Houve quem tivesse rezado o terço pela primeira vez! Houve quem tivesse visitado Fátima pela primeira vez! E houve também quem tivesse sido tocado «misteriosamente» pela mão de Francisco e de Jacinta... Tudo isto é um sinal claro, que este grupo de jovens, para além da alegria e do convívio, está a caminhar na direcção certa.



Vejam aqui o nosso video da viagem no canal do YouTube!

VIDEO

FOTOGRAFIAS


Deixem aqui os vossos comentários...

Adicionem ao facebook

Publicar um comentário