Bem-vindo

Somos a Associação de Acólitos da paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Oeiras e já existimos desde... bom, a data certa infelizmente, perdeu-se nos séculos de história da nossa paróquia. Certo é que por aqui já passaram inúmeras  gerações de jovens, que encontram no acolitado uma experiência unica de vida.


A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado, ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.
Quem é que o acólito acompanha e serve? Em primeiro lugar acompanha e serve o presidente da celebração da missa, que tanto pode ser o bispo como o presbítero; em segundo lugar acompanha e serve o diácono, o ministro extraordinário da comunhão, ou outras pessoas que precisam de ser ajudadas durante a celebração.


Mas ser acólito, não é só ajudar na Missa. Aqui constroem-se verdadeiras amizades, que perduram para além do tempo, na partilha e na descoberta da nossa relação para com Deus e com os outros.
A fé permite-nos viver a vida como um Sim perfeito a Deus. A Esperança ajuda-nos a ver para lá do presente e a esperar de Deus todos os bens. A Caridade (amor) faz-nos amar a todos como Jesus, reconhecendo em cada próximo um irmão.

Neste tempo, que é o nosso, tão cheio de ídolos e idolatrias, é uma ousadia amar a Deus. Quem ama a Deus corre  risco de ser criticado por manifestar e acolher tal amor. Como grupo de acólitos que somos, estamos conscientes da ousadia que é preciso ter.
Por isso, a amizade e o amor estão sempre presentes em todos os acontecimentos da nossa vida e são a raiz de todas as nossas motivações.

Este é o nosso Blog. Aqui colocaremos todas as nossas atividades. Este será um ponto de encontro entre todos. Um registo permanente do que fomos, e agora somos.

Esta é a Associação de Acólitos de Oeiras.

Enviar um comentário